Por Bruno Cilento
O evento que ocorre todos os anos reúne diversas escolas públicas e privadas da Zona Oeste da cidade do Rio e Janeiro.
A Universidade Castelo Branco e o Colégio de Aplicação Gissoni participaram na quinta-feira (05/09), de mais uma edição do Desfile Cívico Escolar na Zona Oeste da Cidade.
A atividade realizada na icônica Vila Militar, um dos maiores polos militares do Brasil, contou com a participação de mais de 20 instituições de ensino, da educação infantil até os ensinos médio e superior. O desfile contou com apresentação dos pelotões de bandeira, gritos de guerra, bandas marciais, pontos de hidratação e distribuição de água, durante o percurso. Ao final do desfile, o Exército Brasileiro ofereceu lanche para os participantes.
O Centro Educacional Realengo (UCB e CAP), participou da solenidade alusiva à Pátria com cerca de 130 pessoas entre alunos, professores e profissionais de apoio e durante a passagem à frente do palanque de autoridades, a instituição foi cumprimentada pelo comandante da 1ª Divisão de Exército (1ª DE – Vila Militar) e homenageada pelo locutor do evento, com as palavras “Referência no Ensino Superior em nossa região, Universidade Castelo Branco”.
Para a Diretora Adjunta do colégio, professora Daniela Marcondes, é sempre emocionante participar de solenidades como esta. “Estou muito feliz de estar aqui hoje! Eu entrei como aluna no colégio Gissoni em 1984, e hoje sou diretora… São 40 anos de desfile e é sempre uma emoção estar desfilando pelo nome do Gissoni, pela Universidade Castelo Branco. Hoje é dia de despertar ainda mais o espírito cívico em nossos alunos.”
Milhares de pessoas, entre pais, responsáveis pelos alunos e curiosos assistiram e prestigiaram as instituições de ensino participantes do desfile que foi encerrado por uma demonstração de batedores motociclistas, carros blindados, canhões, veículos militares de emprego diverso e a tradicional Cavalaria.
O Centro Educacional Realengo, pioneira organização instituição de ensino na região, através do Colégio de Aplicação Gissoni e da Universidade Castelo Branco, preza e preserva em seus alunos, o respeito e a tradição histórica, a formação cívica e os preceitos que moldam a educação e o caráter de cada indivíduo.